FORMATAÇÃO DE TRABALHOS


Como apresentar e formatar seus trabalhos

Padronizar os trabalhos escolares é um exercício dentro dos gêneros formais; essa atitude é fundamental para compreender os textos que usaremos e produziremos seja no mundo acadêmico, seja no mundo do trabalho. Sendo assim, aprender o formato dos gêneros e atentar para a qualidade dos trabalhos ( conteúdo e escrita, além da apresentação) é valorizar a pesquisa, a preparação individual e a criatividade.

Abaixo você pode encontrar modelos, para ajudá-lo(a) na realização e produção de suas atividades. 


Padronização de trabalhos escritos*:

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA PADRONIZAÇÃO DOS TRABALHOS ESCOLARES - clique aqui.

Apostila ABNT - clique aqui

Padronização de cartazes:

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Padronização de maquetes:


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Padronização de PPT*:
Modelos de apresentação
Modelo 1
Modelo 2
Modelo 3
Modelo 4
Modelo 5


 Fontes e nada de letrinhas miúdas - Use fontes sem Serifa, como Arial, Helvética, Verdana ou Tahoma. Evite usar fontes menores que 28 pontos. O menor tamanho aceitável é 24.
Use pouco texto - Seja o mais conciso possível, e não se preocupe com os detalhes. O slide ideal tem no máximo dez palavras. Não repita para o público, em hipótese nenhuma, as frases que estão escritas nos slides. Isso fará com que você seja ignorado e aplique a regra dos 3 segundos, depois de terminar sua apresentação, releia os slides e veja se cada um deles pode ser compreendido em no máximo 3 segundos.
Fonte: Revista Superinteressante, ed. 269 – Set/2009
Atentar para a formatação proposta na ABNT - Não esquecer bibliografia/fontes.

Criando quadrinhos e gibis:

Sites e ferramentas:
MEU GIBI - LINK
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DEUS DO GIBI - Dicas de outros sites para visitar - LINK

Padronização de banners:
(Em breve)

Padronização de Vídeos*:
_Início - tela 1 
TEXTO: Vídeo apresentado para a(s) disciplina(s) XXXXXXX (ex.: Língua Portuguesa), pelos alunos da E.E. Profa. Zilah Ferreira Passarelli de Campos(texto justificado, em fundo preto, letra em branco, fonte e tamanho - livre e legível).
_Início - tela 2
TEXTO:
Nome do trabalho/projeto 
título dado à apresentação
(centralizado, em fundo preto, letra em branco, fonte e tamanho - livre e legível).
_Final - Créditos
Nome e número dos componentes do grupo (à esquerda, em fundo preto, letra em branco, fonte e tamanho - livre e legível).

ex.: Fulanita Silva nº. 02 

*Formatação sugerida: professor pode sugerir de outra forma

Seminários*:
1. Não leia.
Esta é a regra primordial, não deveria nem precisar de explicação. Mas se ainda não estiver convencido, serei direto: a partir da 4ª série do ensino fundamental, ninguém mais necessita de ajuda para ler. Por favor, respeite o seu público. Entenda que você está na escola e que seminários mal-feitos não terão notas. 
2. Chegue cedo e tenha um plano B.
Jamais subestime as implicações da Lei de Murphy na Pós-Graduação. Ela não falha. Em dia de apresentação, tudo que pode dar errado acaba acontecendo: a sala está trancada, o projetor não liga, o microfone não funciona e a apresentação não abre.
3. Prepare sua apresentação.Não fique lendo folhas de cadernos ou todo o PPT. Faça fichas (meia folha de sulfite), estude o conteúdo do seu seminário. Planeje a sua apresentação colocando-se no lugar do seu público. Pense na sequência de ideias que  apresentará, para que a sua mensagem seja transmitida com sucesso.
4. Cuide da sua aparência.
Tenha em mente que você será o centro das atenções, por isso capriche no visual. O desleixo com a aparência dá a impressão de que o você dá pouca importância à apresentação. Use seu uniforme, sem boné, sem maquiagem extravagante etc.
5. Deixe claro o tema e a estrutura da apresentação.
Prepare seu público para o que está por vir, assim ele organizará as ideias com maior facilidade e não interromperá para perguntar sobre assuntos que serão expostos apenas alguns slides à frente. Comece como frases do tipo “o tema abordado será…” e “a apresentação está dividida em n partes; na primeira parte…”
6. Não economize exemplos.
Apresente os conceitos seguidos de exemplos, reais ou não. Eles são importantes na compreensão e na retenção do que está sendo apresentado. Traga elementos que contribuam com a sua apresentação.
7. Use do bom humor, mas não abuse.
O humor ajuda a descontrair e a despertar a atenção dos seus ouvintes. Mas se você não é acostumado a fazer humor no seu cotidiano, melhor não deixar para tentar isso em uma apresentação. Soa artificial e todos percebem. Além disso nem todo mundo é Seinfeld
.
8. Atente para a postura.
Durante a apresentação, você não se comunica apenas verbalmente. Seus gestos, a entonação da sua voz e sua postura também faz parte da comunicação. E nunca fique de costas para o público, ok? Olhe para a sua plateia. 
 Não fique com balas ou chicletes que possam atrapalhar a sua dicção, fale alto e evite ficar encostado na lousa.
9. Não pegue qualquer PPT por aí e aponte falhas depois.
Nada mais chato do que alguém que fica se desculpando o tempo inteiro. Muitas vezes, se o prelecionista não chamasse a atenção para as falhas, elas passariam desapercebidas. Além disso, você é quem deve fazer o seu PPT. Por isso, revise o PPT, para que não fique ilegível ou enfadonho (ver a padronização dos PPT acima)
10. Cuidado com a linguagem: gírias, palavrões, grunhidos, erros de concordância.
São os famosos “éééé”, “mmm” e “aí” das apresentações. Geralmente são grunhidos emitidos enquanto o interlocutor pensa. 
Fonte: http://posgraduando.com/blog/dez-sugestoes-para-sua-apresentacao-de-seminario (adaptado)

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